segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Investigue com atenção as causas de problemas na turbina

Há no mercado uma variedade de modelos de turbinas aplicados em motores diesel e uma crescente utilização em veículos automotivos. A turbina ou turbo compressor é um componente que traz benefícios triplos aos motores: redução de combustível, diminuição emissão gases poluentes e melhoria no desempenho. São benefícios que atendem a demanda de muitas empresas e, claro, a necessidade de ter mais produtividade agredindo menos o meio ambiente.

A turbina, assim como outros componentes dos caminhões, ônibus, utilitários e carros, tem um tempo útil de vida. A revisão e manutenção preventiva do veículo de acordo com as orientações do fabricante e a atenção a itens como óleo, filtro de ar, dentre outros, são ações importantes que contribuem para o bom funcionamento e durabilidade da turbina já que o turbo é conectado ao motor. É um sistema integrado. E por ser integrado, assim que a turbina apresenta problemas os sinais são visíveis. Os sinais mais citados pelos clientes são: perda de potência, vazamento de óleo e fumaça.

É interessante ressaltar que é preciso observar outros componentes que possam estar causando os problemas antes de condenar a turbina. Identificar corretamente a falha representará ganho na solução do problema e evitará transtornos posteriores. Por exemplo, as tubulações de entrada de ar obstruídas, filtro de ar e retorno de óleo obstruído, causam problemas ao sistema de funcionamento da turbina e é necessário remover a obstrução, substituir o filtro e óleo. Se não forem detectadas as causas de danos ao turbo e efetuada a solução correspondente, a turbina poderá ser trocada e novamente ser danificada.

No Manual de análise de falhas Garrett há uma tabela que descreve as causas e sugere as soluções a serem executadas. É uma leitura instrutiva aos proprietários de veículos e máquinas turbos. Conhecer e praticar o conhecimento são ações turbo-positiva. Acesse este link e confira as informações da tabela de detecção de problemas do turbo compressor by Honeywell Turbo Technologies Garrett.

Ligue turbinas: (11) 3698-5393 ou 94787-4441. Envie sua mensagem clicando aqui
Horário de funcionamento de segunda a sexta, das 8:00 às 17:00.
Fechado para almoço das 12:00 às 13:00